
Estão abertas as inscrições para os dois cursos de ensino à distância “Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos” e “Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos”. Ambos são parte de uma iniciativa da Secretaria Nacional de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que contou com a contribuição de especialistas e profissionais da área do saneamento para apresentar o que há de mais atual gestão sustentável de resíduos
Os cursos oferecem conteúdo especializado sobre a gestão sustentável de resíduos nos municípios para profissionais, gestores e gestoras municipais interessados em ampliar seus conhecimentos na área. Entre as principais competências promovidas pelos cursos destacam-se: o conhecimento das principais legislações do setor, como o Marco Legal do Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos; a compreensão de ações integradas no manejo de resíduos para o alcance de uma gestão sustentável; além do domínio de ferramentas, políticas públicas e sistemas que possibilitem a sustentabilidade econômico-financeira de uma gestão de RSU, entre outros assuntos.
O primeiro curso “Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos”, tem por objetivo oferecer conhecimentos básicos e fundamentais para prover a sustentabilidade econômico-financeira no manejo de RSU, soluções regionalizadas, a importância do encerramento dos lixões e de uma gestão sustentável de resíduos.
Já o curso “Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos” traz um aprofundamento técnico e na tomada de decisão sobre rotas tecnológicas para tratamento e valorização dos resíduos e seus respectivos impactos nas emissões de gases de efeito estufa. Os módulos permitirão, portanto, que o aluno/a estime tanto o impacto climático quanto econômico-financeiro das alternativas tecnológicas. Além disso, serão apresentadas práticas de logística e valorização, tais como a coleta seletiva, tratamento de resíduos orgânicos e recuperação energética.
As inscrições estão disponíveis durante os dias 21/10/2021 até 04/11/2021 e podem ser realizadas no site do capacidades. Cada curso tem cerca de 20 horas de duração.
Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no âmbito do projeto de cooperação técnica ProteGEEr, financiado pela Iniciativa Internacional pelo Clima (IKI) e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.