Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG)

Catálogo apresenta soluções para municípios reduzirem as emissões de gases de efeito estufa

Por ProteGEEr, publicado em 09.09.21, última modificação em 22.09.21

O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) lançou, no dia 20 de agosto de 2021, o primeiro catálogo de soluções para redução das emissões de gases de efeito estufa nos municípios brasileiros. O documento possui 87 ações práticas, divididas por setores, que podem ser adotadas pelos municípios que objetivam diminuir seus impactos climáticos e promover o desenvolvimento sustentável.

O catálogo apresenta ações de mitigação nos setores de Transporte, Energia Elétrica, Resíduos, Agropecuária e Mudança de Uso da Terra e Florestas. Cada solução ainda fornece informações em relação ao tempo de implementação, ao investimento necessário para aquela ação, ao impacto sobre as emissões e a quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão relacionados com cada solução proposta.

Para o setor de resíduos foram apresentadas 20 diferentes abordagens para reduzir as emissões de GEE. Dentre elas estão ações que englobam fortalecer a reciclagem e cooperativa de catadores, adoção de rotas tecnológicas para os recicláveis orgânicos e secos, aproveitamento energético do biogás de aterros e implementação da cobrança pelo serviço de manejo de resíduos.

Saiba mais

Sobre o SEEG: O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa é uma iniciativa do Observatório do Clima que compreende a produção de estimativas anuais das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, documentos analíticos sobre a evolução das emissões e um portal na internet para disponibilização dos métodos e dados do sistema.

O SEEG Municípios é apoiado pela União Europeia, por meio do Instrumento de Parceria da UE e o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (SPIPA/EU-BMU), pela Climate and Land Use Alliance e pelo Instituto Clima e Sociedade.

Você pode acessar a plataforma online do catálogo no site do SEEG, ou baixar o documento em PDF nesse link.