Capacitação

ProteGEEr promove treinamentos para profissionais do Serviço de Limpeza Urbana de Brasília

Por ProteGEEr, publicado em 04.02.21, última modificação em 05.02.21
ProteGEEr promove treinamentos para profissionais do Serviço de Limpeza Urbana de Brasília

Capacitações trataram das ferramentas Rotas Tecnológicas e Custos para Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Cálculo de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)

Durante o mês de janeiro, o projeto ProteGEEr promoveu uma série de treinamentos com técnicos e técnicas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) de Brasília, contando também com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ao todo, 34 pessoas participaram das capacitações.

A primeira etapa do treinamento, ocorrida entre os dias 15 e 21 de janeiro, teve como objetivo instruir para o uso da Ferramenta de Rotas Tecnológicas e Custos para Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A segunda etapa ocorreu entre os dias 22 e 25 de janeiro e foi direcionada para o uso da Ferramenta de Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Manejo de RSU no Brasil.

Em ambas as etapas, além da apresentação das potencialidades e limitações de cada ferramenta, também foi realizado o preenchimento orientado das plataformas utilizando os dados de Brasília.

O objetivo da Ferramenta de Rotas e Custos é simular alternativas das combinações tecnológicas mais apropriadas para o gerenciamento de RSU na região, com estimativas aproximadas de custo para implementação e operação. Já a Calculadora de Emissões de GEE para Resíduos tem como finalidade comparar as emissões de GEE entre o status quo e até três alternativas futuras do sistema de gerenciamento de RSU definidas pelo(a) usuário(a).

Kit de Ferramentas do ProteGEEr

As duas ferramentas citadas são parte do Kit de Ferramentas do ProteGEEr. O pacote oferece um conjunto de orientações e instrumentos práticos de gestão de RSU, com conteúdos que abordam diversos problemas e demandas da gestão no município, trazendo soluções tecnológicas, administrativas e econômicas. O formato é objetivo, construído de acordo com a realidade dos municípios, para apoiar os sistemas de manejo de resíduos, começando do zero, se este for o caso, ou otimizando o trabalho que já está em prática.

O kit contém nove ferramentas, sendo cinco roteiros, e será lançado em breve, em parceria com o MDR. Para mais informações, continue acompanhando nosso site.

Sobre o ProteGEEr - O ProteGEEr é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha para promover uma gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, preservar os recursos naturais e reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa (GEE). É implementado no âmbito da cooperação técnica firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Cooperação Brasil-Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.