Capacitações trataram das ferramentas Rotas Tecnológicas e Custos para Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Cálculo de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)
Durante o mês de janeiro, o projeto ProteGEEr promoveu uma série de treinamentos com técnicos e técnicas do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) de Brasília, contando também com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Ao todo, 34 pessoas participaram das capacitações.
A primeira etapa do treinamento, ocorrida entre os dias 15 e 21 de janeiro, teve como objetivo instruir para o uso da Ferramenta de Rotas Tecnológicas e Custos para Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A segunda etapa ocorreu entre os dias 22 e 25 de janeiro e foi direcionada para o uso da Ferramenta de Cálculo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Manejo de RSU no Brasil.
Em ambas as etapas, além da apresentação das potencialidades e limitações de cada ferramenta, também foi realizado o preenchimento orientado das plataformas utilizando os dados de Brasília.
O objetivo da Ferramenta de Rotas e Custos é simular alternativas das combinações tecnológicas mais apropriadas para o gerenciamento de RSU na região, com estimativas aproximadas de custo para implementação e operação. Já a Calculadora de Emissões de GEE para Resíduos tem como finalidade comparar as emissões de GEE entre o status quo e até três alternativas futuras do sistema de gerenciamento de RSU definidas pelo(a) usuário(a).
Kit de Ferramentas do ProteGEEr
As duas ferramentas citadas são parte do Kit de Ferramentas do ProteGEEr. O pacote oferece um conjunto de orientações e instrumentos práticos de gestão de RSU, com conteúdos que abordam diversos problemas e demandas da gestão no município, trazendo soluções tecnológicas, administrativas e econômicas. O formato é objetivo, construído de acordo com a realidade dos municípios, para apoiar os sistemas de manejo de resíduos, começando do zero, se este for o caso, ou otimizando o trabalho que já está em prática.
O kit contém nove ferramentas, sendo cinco roteiros, e será lançado em breve, em parceria com o MDR. Para mais informações, continue acompanhando nosso site.
Sobre o ProteGEEr - O ProteGEEr é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha para promover uma gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, preservar os recursos naturais e reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa (GEE). É implementado no âmbito da cooperação técnica firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Cooperação Brasil-Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.