Evento

Evento de apresentação dos Planos de Coleta Seletiva de municípios da Região Metropolitana de Recife

Por ProteGEEr, publicado em 27.01.21, última modificação em 27.01.21
Evento de apresentação dos Planos de Coleta Seletiva de municípios da Região Metropolitana de Recife

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo Estadual de Pernambuco promoveu no dia 27 de janeiro um evento online para apresentação dos três Planos de Coleta Seletiva desenvolvidos no âmbito do projeto piloto ProteGEEr.

O evento contou com a participação de mais de 45 pessoas dentre elas, representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, Projeto ProteGEEr, Secretaria e Governo Estadual de Pernambuco, além das prefeituras de municípios da Região Metropolitana de Recife e Cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

No evento, os municípios de Camaragibe, Itapissuma e Jaboatão dos Guararapes, apresentaram com muito entusiasmo seus planos de coleta seletiva. Durante as apresentações todos os municípios enfatizaram a importância da coleta seletiva segregada na fonte por ter um alto indice de aproveitamento do material enviado para a reciclagem, trabalho que é realizado pelos catadores e catadoras das cooperativas da região.

A elaboração dos planos teve apoio da secretaria do governo do estado, o que garantiu a facilitação da interação com os municípios e o fortalecimento do compromisso  político para melhoria da gestão sustentável de resíduos na região. O projeto ProteGEEr foi responsável pelo apoio técnico aos municípios, por meio de assessoria e capacitações para os técnicos e técnicas envolvidos na elaboração dos planos.

No encerramento do evento foi falado sobre linhas de financiamento para apoiar os municípios na implementação dos projetos, dentre elas o edital “Avançar Cidades” do Ministério do Desenvolvimento Regional, além da possibilidade de receberem apoio visando a estruturação de concessões na área de manejo de resíduos sólidos urbanos através de parceria com a Caixa ou BNDES.