Capacitação

ProteGEEr promove capacitação sobre recuperação energética de resíduos em Recife

Por ProteGEEr, publicado em 13.12.19, última modificação em 13.12.19

Cerca de 100 pessoas participaram dos dois dias de evento

O projeto ProteGEEr realizou, dias 09 e 10 de dezembro, o evento Recuperação energética de resíduos como ferramenta de desenvolvimento econômico e ambiental, em Recife (PE). O encontro teve como objetivo informar o estado atual da recuperação energética no Brasil e na Alemanha, apontar as tendências e desafios do setor e firmar um panorama sobre coprocessamento de resíduos em cimenteiras. Também foi feita a avaliação de técnicas de valorização de resíduos para aplicação na forma de Combustível Derivado de Resíduo (CDR).
O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre alunos e professores de pós-graduação, consultores e representantes de municípios, cooperativas, secretarias estaduais, ministérios e empresas privadas. A programação se dividiu em um primeiro dia de capacitação teórica na Escola Politécnica de Pernambuco, em Recife, e um segundo dia de capacitação prática em visita à Central de Tratamento de Resíduos Pernambuco (CTR-PE).


Sobre o ProteGEEr - O ProteGEEr é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha para promover uma gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos, preservar os recursos naturais e reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa (GEE). É implementado no âmbito da cooperação técnica firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Cooperação Brasil-Alemanha por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.