ProteGEEr

MMA e ProteGEEr lançam plataforma que mapeia iniciativas de financiamento para projetos de gestão de RSU

Por ProteGEEr, publicado em 29.08.19, última modificação em 29.08.19
MMA e ProteGEEr lançam plataforma que mapeia iniciativas de financiamento para projetos de gestão de RSU

O Mapa de Financiamento para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma nova ferramenta que facilita a busca por informações sobre financiamento no setor de resíduos por gestores municipais. A plataforma foi lançada neste mês pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o projeto ProteGEEr, e já está disponível para consultas no site do MMA.

A ferramenta é um dos resultados do Seminário Finanças Climáticas e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), realizado no dia 2 de julho, em Brasília, e promovido pelo MDR e ProteGEEr em parceria com a SITAWI. A proposta do evento foi incentivar o debate sobre as oportunidades e desafios para o financiamento de projetos de RSU relacionadas às mudanças climáticas.

O Mapa reúne linhas de financiamento de ministérios, agências, bancos e outras instituições financeiras voltadas para gestão de RSU. O objetivo é auxiliar prefeituras, empresas privadas e governos estaduais na obtenção de informações como taxas de juros, prazos de pagamento, garantias e outras informações relevantes para esses financiamentos.