ProteGEEr

ProteGEEr organiza missão política com comitiva brasileira à Alemanha

Por ProteGEEr, publicado em 04.06.19, última modificação em 05.06.19
ProteGEEr organiza missão política com comitiva brasileira à Alemanha

Entre os dias 16 e 17 de maio, na Alemanha, o projeto ProteGEEr organizou uma missão política com representantes do governo brasileiro. O objetivo da missão era estreitar as relações entre os governos brasileiro e alemão, além fortalecer a cooperação no setor de resíduos sólidos.

A comitiva brasileira foi representada pelo secretário André França, da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), pela diretora Luciana Capanema, do Departamento de Financiamento de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Coordenador-Geral de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Tecnologias Setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eduardo Soriano Lousada.

Para Luciana “Foi interessante conhecer a trajetória percorrida pela Alemanha na gestão dos resíduos sólidos urbanos. Volto com a certeza de que é possível construir um caminho rumo à gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos no Brasil, mesmo com as dificuldades e peculiaridades que temos. ” Na visita à Alemanha a comitiva conheceu modelos que hoje servem de referência para a União Europeia.

No primeiro dia, foi feita uma visita à AVG Cologne, empresa privada que realiza o tratamento dos resíduos da cidade de Colônia e regiões na Alemanha. A empresa possui um vasto portfólio com soluções de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) para produção de energia, como, por exemplo, a produção de combustível a partir de resíduos para pequenas centrais de queima de madeira, usinas de incineração e para a indústria cimenteira.

No último dia da missão, foram realizadas reuniões políticas entre os governos, sendo o governo alemão representado pelo o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) e pelo o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ). Além disso, foram apresentados outros projetos de cooperação implementados pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) na área de resíduos e economia circular. Além disso, também ocorreu uma troca de experiência com a Associação de recuperação de resíduos da Alemanha, visando entender como foi implementada a coleta seletiva e reciclagem de resíduos da indústria, pela ótica da logística reversa.

Visita ao sistema de metanização em garagem dos resíduos orgânicos – AVG Colônia.

Foto: ProteGEEr