ProteGEEr

ProteGEEr realiza 1ª capacitação junto ao consórcio de COMARES

Por ProteGEEr, publicado em 26.04.19, última modificação em 13.05.19
ProteGEEr realiza 1ª capacitação junto ao consórcio de COMARES

Participantes debatem durante workshop no primeiro dia do evento

O projeto ProteGEEr realizou a 1ª Capacitação de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) com Baixas Emissões de Gases de Efeito Estufa nos dias 24 e 25 de abril em Cascavel, Ceará. A capacitação, que qualificou 32 convidados, foi realizada em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (COMARES), composto pelos municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

Nos dois dias, os técnicos discutiram as políticas de gestão de resíduos conduzidas pelo Governo do Estado do Ceará e possíveis rotas tecnológicas para melhorar essa gestão. Além disso, foi abordada a possibilidade de se estabelecer a cobrança pelos serviços de manejo de RSU e potencialmente uma Lei de Grandes Geradores no contexto do consórcio, bem como os principais desafios do setor, as experiências da Alemanha e tendências internacionais no que se refere a gestão de RSU.

O evento contou com a presença do prefeito Interino de Cascavel e do Prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo da Silva Filho, atual presidente do consórcio, de COMARES, o Coordenador Geral da Política de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, André Pereira, o Professor  da Universidade Federal do Ceará Ronaldo Stefanutti e a Promotora do Ministério Público local Rosalice Ferraz.