ProteGEEr

Brasília será foco de pesquisas aplicadas para melhorias na área de resíduos sólidos

Por ProteGEEr, publicado em 19.03.19, última modificação em 08.05.19
Brasília será foco de pesquisas aplicadas para melhorias na área de resíduos sólidos

As pesquisas pretendem melhorar o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que atende o Distrito Federal

Uma série de pesquisas aplicadas será feita na área de gestão de resíduos sólidos pela Universidade de Brasília, em conjunto com o SLU e contará com o apoio da Technische Universität Braunschweig. Para viabilizar as pesquisas, o ProteGEEr promoveu uma visita técnica no dia 19/03 para Unidade Operacional de Ceilândia, operada pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). A visita contou com a presença do Prof. Klaus Fricke da Technische Universität Braunschweig, especialista na área de gestão de resíduos sólidos da Alemanha. Klaus atua há 40 anos como professor universitário sobre o tema e já apoiou a otimização de dezenas de plantas similares.

O objetivo da visita é preparar projetos de Pesquisa Aplicada na área de gestão de resíduos com o foco em melhorar a gestão local, o que resulta também em menores emissões de gases de efeito estufa (GEE).  O evento contou também com a presença dos professores da UnB Prof. Dr. Paulo Celso, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB e diretor Técnico do SLU e Prof. Dr. André Brasil, professor residente da Faculdade de Tecnologia da UnB, Geotecnia.

O SLU contará com aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aprimorar as plantas em operação pela empresa, aumentar as taxas de reciclagem e melhorar a qualidade do composto e mitigar as emissões de GEE do setor de resíduos.

Foram visitadas todas as estruturas da unidade operacional do Ceilândia, com um enfoque maior para a planta de Triagem Manual com o material proveniente da coleta seletiva,      que é feita por catadores, a planta de Triagem Mecânica que utiliza os resíduos mistos, assim como a planta de Compostagem.

Confira abaixo as fotos da visita: