ProteGEEr

Cooperativismo e sustentabilidade

Por ProteGEEr, publicado em 18.07.18, última modificação em 04.09.18
Cooperativismo e sustentabilidade

Equipe do ProteGEEr é recebida pelo Sr. Antônio Batista da Cooperlínia (Créditos: Soninha Vill/ ProteGEEr)

Para registrar práticas diferenciadas e inovadoras na gestão de resíduos sólidos, o projeto de Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (ProteGEEr) visitou, na última semana, a unidade da Cooperlínia ambiental do Brasil. Durante a visita, representantes do projeto, do Ministério das Cidades (MCID) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) puderam conhecer a unidade que se destaca pela eficiência, qualidade e compromisso com os cooperados.

Desde 2001, a Cooperlínia é um exemplo de iniciativa para a proteção ambiental, trabalho conjunto e cidadania. Com sede em Paulínia - SP, a unidade foi a primeira do setor a conquistar a Certificação de Responsabilidade Social ISO 14001, que demonstra a preocupação de todos os envolvidos em proporcionar bem-estar social através da sustentabilidade e do cooperativismo.

Durante a visita, os representantes do projeto puderam conhecer as atividades de gestão de respiduos, ascapacitações desenvolvidas na unidade e a história da Cooperlínia por meio da narrativa de figuras importantes, como o Sr. Antonio Batista Hortolani, conhecido como seu Antonio, ex-lavrador e ex-catador informal que ajudou a fundar a cooperativa, realizando um sonho que ele ainda hoje ajuda a ampliar.