Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Fiesp Ciesp e entidades organizam Comitê Gestor sobre termo de compromisso de Logística Reversa

Por ProteGEEr, publicado em 29.06.18, última modificação em 23.07.18
Fiesp Ciesp e entidades organizam Comitê Gestor sobre termo de compromisso de Logística Reversa

Créditos: Fiesp

Objetivo é criar sistema funcional no Estado de São Paulo que auxilie os setores e atenda à lei.

Reunião organizada por Fiesp e Ciesp com diversos setores e associações no dia 26 de junho teve como tema o termo de adesão ao termo de compromisso de Logística Reversa. Entre os itens discutidos, a formação de Comitê Gestor Provisório; apresentação de seu regimento; calendário de reuniões com Associações e Sindicatos, bem como com as empresas associadas e com Operadoras; e a possibilidade da realização de seminários para disseminação de informações.

Após a assinatura recente, em maio, de Termo de Compromisso por diversos setores, é preciso passar à ação o mais rápido possível e à implementação do sistema a fim de estabelecer governança e também os próximos passos necessários, disse José Ricardo Roriz Coelho, presidente em exercício da Fiesp e do Ciesp. Ele ressaltou a presença de 22 entidades signatárias, outras potenciais, 7 operadoras, e 3 entidades intervenientes – Fiesp, Ciesp e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A adesão é voluntária.

Para dar apoio ao processo de implementação, o Comitê Gestor Provisório deverá ter atuação até março de 2019, data de entrega do primeiro relatório. “É importante estabelecer periodicidade. Neste primeiro momento, revisão e definição do regimento interno, regras de entrada e saída do Comitê, regras para operadoras, certificadoras e de comercialização de certificados”, pontuou Roriz, afirmando a importância do engajamento das indústrias associadas e a estratégia para envolvimento das demais federações a fim de ser extensivo e facilitar o intercâmbio de informações entre os Estados.

Para saber mais, clique aqui